quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

COMO SURGIRAM OS "BONECOS GIGANTES DE BRAZÓPOLIS"

No carnaval de 2001, Gustavo Noronha, ex-integrante do Giramundo Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, com alguns amigos criaram quatro bonecos: um caipira, um torcedor, um mosqueteiro e um dragão, que media quinze metros de comprimento. Os bonecos encantaram a cidade e, desde então, o carnaval de Brazópolis passou a ter algo a mais, se diferenciando de outras cidades do sul de Minas.
Em 2004 ficou decidido que a cada ano os bonecos receberiam dois novos companheiros. Assim, meses antes do carnaval, a equipe se prepara para confeccionar os novos bonecos que se juntam à folia.
Crianças e adultos deliram vendo passar os bonecos ao som de marchinhas carnavalescas antigas.
Os jovens que no início do grupo queriam apenas se divertir no carnaval, viram nos “Bonecos Gigantes” uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Depois da participação dos BGB no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de BH, eles entenderam a dimensão do universo do teatro de animação e foi assim que surgiu a “Associação Oficina Roda Terra”. Ela gere os projetos e o Programa de Capacitação em Teatro de Animação para formar manipuladores e conscientizar o público.

A primeira oficina dos Bonecos Gigantes de Brazópolis foi na garagem da casa de Elizete e André Vizotto em 2001. Em 2002 eles foram para o salão embaixo da casa do Paulo Machado e depois para o salão da casa do Island Costa, onde ficaram até 2005.
Em 2006 os trabalhos foram transferidos para o prédio do saudoso Clube Operário Brasopolense, onde permanecem até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário